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terça-feira, 24 de agosto de 2010

Administração de Sistemas de Informação - Resumo WebAulas e TeleAulas -

Técnica vs Tecnologia

Técnica “é uma ação ou conjunto de procedimentos e de objetos que constituem uma atividade
Como exemplos de técnicas, podemos destacar desde as mais arcaicas, como as técnicas de plantio, de caça (utilizando arco e flecha) entre outras.

Tecnologia é a técnica evoluída, ou seja, é fruto de idéias surgidas no passado e que ao longo dos anos foram criadas, atualizadas e aprimoradas.

São três as áreas primárias:
tecnologia do produto;
tecnologia de processos e
tecnologia de informação.

Telemática, incorpora todas as ferramentas computacionais juntamente com as tecnologias de telecomunicações, possibilitando o desenvolvimento de novas aplicações empresariais.
Com isso surgiu o CIO (Chief Information Officer), isto é, diretor executivo de informações.

Sistemas de Informação
O conceito de sistema pode ser definido como “o conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou parte que interagem entre si formando um todo complexo” (Batista, 2006, p.13).

Processos Gerenciais
Uma empresa independentemente de seu tipo, porte e área de atuação pode e está dividida em quatro grandes áreas de gestão;
materiais, pessoas, financeira e comercial. Tais áreas estão
sempre ligadas ao produto/serviço que a organização produz.
Os processos gerenciais são classificados de acordo com o nível do problema que eles ajudam a solucionar, e estão diretamente relacionados com os níveis gerenciais da organização, sendo:
estratégico, tático, operacional e do conhecimento.

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Tecnologia da informação é um conjunto de hardware, firmware e software
O computador, conjunto de componentes e acessórios eletrônicos,
Composto por: CPU (Unidade Central de Processamento), Memórias , Dispositivos de Entrada, Dispositivos de Saída, Armazenamento Secundário, Dispositivos de Comunicação.

Os dispositivos de entrada e saída são periféricos ou acessórios, responsáveis pela forma de entrada e saída das informações.
Exemplo: Scanner, pendrive

Os dispositivos de armazenamento são acessórios responsáveis pela guarda das informações. em meios não dependentes de energia.

Já os dispositivos de comunicação são acessórios PC´s, estações de trabalho ou minicomputadores, por exemplo.

Servidores:
Máquinas que tem por objetivo disponibilizar seus recursos. Os principais tipos de servidores encontrados nas organizações são:

· servidores de domínio: para autenticação e políticas de redes, ou seja, quem pode e quem não pode acessar os recursos da rede.

· servidores de banco de dados: para segurança na guarda das informações da organização.


· servidores de aplicação: local usado para a centralização dos aplicativos utilizados pela empresa, pois podem ser melhor gerenciados em um único local e ser disponibilizados para todas as maquinas possíveis.

· servidor de recursos: usado para centralizar os serviços de impressão, e de armazenamento de arquivos.

. servidores de serviços da Internet: usados para organizar e gerenciar os serviços ligados à internet.

Obs.: Cada servidor deve possuir um único serviço, pois dependendo do número de usuários(clientes) pode causar congestionamentos também por motivos de segurança.


Os computadores clientes são todos os computadores conectados à rede que possam acessar os recursos dos servidores e disponibilizar os recursos ligados a ele.

Redes de computadores

conjunto de componentes responsáveis pelo trafego dos dados pela organização.

Classificadas quanto ao seu porte:

workgroup (grupo de trabalho), isto é redes de pequeno porte, onde todas as máquinas são clientes e servidores ao mesmo tempo e usadas geralmente por pequenas empresas e
domain (domínio) que é uma rede de maior porte, que possui um computador central que pode ou não permitir um usuário conectar-se a rede.

Ainda com relação a rede podemos classificá-la de acordo com a sua abrangência: LAN’s, WAN’s, PAN’s, MAN’s, etc..


Os bancos de dados podem ser classificados de acordo com a sua forma de armazenamento e recuperação dos dados e são: Gerenciadores de Arquivos e Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD).

“Uso de sistemas de Informação = Melhoria na Saúde da organização”.

“Empresa com um sistema de informação que transforme dados em informações e conhecimento”.

Neste cenário uma empresa se torna um grande exemplo de gestão participativa, sendo dinâmica e integrada.

O Profissional de SI

O profissional de Sistemas de Informação deve estar apto a administrar os relacionamentos das três perspectivas do modelo de relacionamento cíclico:

- Organização (processos)
- Pessoas;
- Tecnologias;

Classificação dos Sistemas de Informação:

- Sistemas operacionais
- Sistemas de conhecimento
- Sistemas gerencial
- Sistemas de nível estratégico

SPT – Processamento de Transações
STC – Trabalhadores do Conhecimento – pessoal técnico ex.: engenharia
SIG – Informações Gerenciais – ex.: relatórios diários, semanais, mensais
SAD – Apoio a decisão – Nivel Gerencial Ex.: Análise de custos de contratação.
SAE – Apoio ao Executivo – Nivel estratégico Ex.: Plano operacional quinqüenal

INFORMAÇÃO
Pontos principais para definir uma informação:
- Forma;
- Idade;
- Frequência;

A informação é a base e o resultado no processo de tomada de decisões.
As informações podem ser classificadas como:
- informações operacionais;
- Informações gerenciais ou estratégicas

PDTI
Etapas
Avaliação da situação da empresa – Status (quo) ou seja fazendo a fotografia da empresa com todos os seus defeitos, com todos os seus erros.
Elaboração de uma proposta – propor uma nova sistemática para a empresa;
Definição do plano Diretor de TI – nesta etapa deve ser formalizado um documento que corresponda ao planejamento da informação da empresa.

GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Google Docs é um exemplo. Onde através da internet pode-se editar arquivos, sejam, planilhas, textos podendo ser compartilhados com outros usuários sem mesmo que seja necessário ter conta no serviço;
Outros exemplos como: scannear documentos (document imaging) impressos era a prática mais comum de GED.

Workflow Management – na administração era conhecida como área de O&M, onde se conhecia o caminho percorrido mas não a informação nele contida.
Esses processos são conhecidos respectivamente como Document Imaging, Worflow e Enterprise Content Management (ECM)

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